Aplicando a Inteligência Empresarial aos seus Negócios
Segundo Philip Kotler, pai do Marketing Moderno, esse processo é uma metodologia capaz de estabelecer a direção a ser tomada pelo Negócio, com o objetivo de integrá-la ao seu ambiente de produção. Isto tudo deve baseado no nicho, missão, visão e valores da Organização.
A formação e a elaboração de objetivos, com base em programas de ação e presentes na visão atual do Negócio, são consideradas premissas fundamentais para a boa gestão do planejamento. O Planejamento de Marketing não deve ser isolado, e cabe salientar que o termo de planejamento a longo prazo, eventualmente é erroneamente adotado com base em projeções distantes, e sem a preocupação com a análise da visão real no período futuro.
O Planejamento deve englobar todos os níveis da Organização e os seus focos principais devem ser prever o futuro do Negócio, realizar o levantamento ideal das informações, além de agir para saber o que deve ser executado e de qual forma será feito.
Todo o plano estratégico deve ainda estar alinhado a quatro instrumentos fundamentais:
- Análise da Visão da empresa;
- A Missão, que define o Propósito da empresa;
- Valores, que são as premissas para se alcançar a Visão da empresa;
- Metas, que define de que maneira se alcançará a Visão da empresa.
Para complementar essas ferramentas, estudiosos do assunto estabelecem outros instrumentos e metodologias para realizar um planejamento estratégico ideal, tais quais: a análise da situação da empresa, a formulação dos objetivos e das estratégias, seguida pela implementação e, por fim, o monitoramento e o controle das ações aplicadas.
Para uma boa implementação é necessária a atuação conjunta dos departamentos responsáveis e a definição de uma meta. A princípio, a peça fundamental para obter sucesso é a ênfase em pesquisa e desenvolvimento, análise do posicionamento e política de preço, averiguação da comunicação atual, monitoramento dos canais de distribuição e o contínuo controle dos processos de produção.
No sentido de aprimorar todo o Planejamento de Marketing, nosso trabalho está baseado em três pilares: Organizacional, Nicho e Produção.
Portanto, o Planejamento Estratégico de Marketing é um importante aliado na administração da empresa e deve estar alinhado a todas as fases e esferas da mesma.